.:GUEIXAS:.

Diferentemente do que se pode pensar no Ocidente, as gueixas não são prostitutas. Elas são mulheres treinadas para entreter homens poderosos por meio da arte e da beleza.
Os trabalhos de uma gueixa pode parecer simples:descontrair os clientes. Porém é muito mais que isso. Elas precisam ter carisma para executar tarefas como servir saque com movimentos encantadores, executam com perfeição  o ritual da cerimônia do chá. A música está entre as outras especialidades dessas mulheres. Desde cedo, elas aprendem a tocar pelo menos um dos instrumentos característicos da sua música, chamada Kouta. O espetácula mais esperado é o show no qual elas dançam um balé fascinante.
Diante de tanta beleza, é natural que alguns clientes tentem maiores intimidades com as moças. Nesse caso, elas impõe seus limites sem serem desagradáveis. Mesmo no Japão, as gueixas são um mistério. Elas vivem um universo restrito a uns poucos privilegiados. Apenas empresários e políticos poderosos e artistas de renome podem desfrutar a companhia delas. O interessado pode ter muito dinheiro, mas não será aceito em uma casa de chá se não for apresentado por alguém que já faça parte deste mundo.





gueixa01.jpg
O universo das gueixas é repleto de mistério e fascínio. A imagem dessas mulheres, maquiadas de branco e vestidas em belos quimonos, sempre fascinou o Ocidente. – E exemplos desse deslumbramento não faltam, tanto no cinema como na literatura. Mas essa visão cheia de glamour não ajuda a revelar quem realmente são e o que fazem as gueixas. Fora do Japão é comum que elas sejam vistas como prostitutas de luxo, equívoco que explica ao mesmo tempo o preconceito e o romantismo que as cercam.
Ao contrário do que muitos imaginam, um cliente que paga pelos serviços de uma gueixa muitas vezes não recebe sexo em troca. E quando isso acontece, é uma decisão que cabe quase sempre à própria gueixa. Hoje, a maior parte desses clientes são homens mais velhos, que sabem apreciar as artes tradicionais do Japão (que incluem canto e dança), além do jogo teatral que envolve esse universo.As gueixas são como atrizes. Elas vendem aos seus clientes o sonho de uma mulher perfeita, e fazem com que eles se sintam atraentes e importantes.
Para se tornar uma gueixa, são necessários vários anos de um rigoroso aprendizado que começa na adolescência, geralmente entre 13 e 15 anos – antigamente, esse treinamento se iniciava já na infância.



.:Gueixas durante o dia:.

       No Japão, há 300 anos elas dançam, conversam e cuidam do entreterimento em reuniões, festas, casas de chá, as gueixas são mulheres extremamente agradáveis e representam parte da cultura japonesa, elas são parte do patrimônio do país. Uma questão sempre confusa é: "Há envolvimento sexual com os clientes?" Segundo alguns conhecedores profundos e as próprias artistas a resposta é NÃO, as gueixas NÃO SÃO PROSTITUTAS, sexo não faz parte de seu trabalho, espere apenas uma boa conversa, pode acontecer um romance como pode acontecer em qualquer outra profissão.

     Muitas mulheres pagam bastante dinheiro para ser gueixa por algumas horas, elas são como celebridades, todos querem fotografá-las, numa cultura conservadora como a japonesa se elas fossem prostitutas não seriam tão admiradas...a palavra gueixa é uma junção de duas palavras em japonês, seu significado é "artista", é uma profissão tradicional no Japão.
    Chamar uma gueixa de prostituta é o mesmo que chamar uma bailarina de dança do ventre de odalisca: demonstra uma grande falta de conhecimento, ignorância sobre o assunto, é atribuir uma palavra pejorativa à uma profissional de arte. Antigamente essa era uma profissão masculina, posteriormente ela passa a ser feminina, uma gueixa precisa de no mínimo 4 anos de preparação, a aprendiz abandona a própria casa e vai para uma "casa de gueixas" onde aprende sobre musica, dança típica, relacionamento interpessoal e postura delicada.
  São mulheres anônimas, durante o dia levam a vida normal até que se "componham" como tais personagens.